sábado, 11 de maio de 2013

"Isso é Calypso" - Refletindo a polêmica


Bom, o fato de Joelma ter colocado sua visão sobre o casamento gay e em seguida ter anunciado as gravações do filme que conta a sua história e a de Chimbinha, o filme "Isso é Calypso",  causou muita, mas muita polêmica no mundo musical. Muitas coisas vieram à tona e vou tentar aqui fazer algumas reflexões acerca desse assunto.



A Lei Rouanet nessa discussão toda:

 Bom, a Lei Rouanet é uma lei federal de incentivo à cultura onde artistas podem obter recursos para financiamentos. Como todo mundo sabe, Joelma e Chimbinha tem uma condição muito boa e mesmo assim conseguiram a autorização para captar mais de 10 milhões de reais para a produção do filme, daí veio a grande polêmica porque deve ter muitos artistas atrás de um benefício dessa lei para produzir algo e isso aponta ‘certa’ deficiência dessa lei.

O valor do projeto:

Como supracitei, o projeto via Lei Rouanet conseguiu captar mais de 10 milhões de reais para a realização, e é dinheiro público. Em minha opinião eu achei o valor bem exorbitante, pois, o filme custa quase o valor gasto na produção do filme “Tropa de Elite” e mais que filmes como “Dois Filhos de Francisco” e “Vai Que dá Certo.”
A lei precisa ser revista, e se basear melhor no contexto dos filmes que irá patrocinar, principalmente quando se tratar de música, particularmente falando.

O que teria de bom no filme:

Bom, creio que o filme iria abordar e divulgar mais os ritmos carimbó e cumbia, por exemplo, que não são pseudoculturas e representam ritmos da região norte, é Brasil! Seria o ideal. Vendo por esse lado eu acho interessante fazer o filme para sabermos a sociologia da música de lá, pois pelo menos eu, não conheço bem, ainda.

Eu acho válido fazer um filme referente à região, ao carimbó, enfim...uma pena que seja tão alta esse valor captado para a produção, o que gerou muita polêmica por estarmos em pleno capitalismo e também pelo recurso ser público. Veio uma perguntinha básica no meu consciente e vou fazê-la: Bom, se fizeram o filme de Zezé di Camargo e Luciano com o recurso da Lei Rouanet, por que Joelma e Chimbinha não poderiam fazer um? E olha que irei reforçar essa pergunta se as evoluções dos ritmos forem bem abordadas no filme hein!

 Vamos aguardar a estreia do filme e ver o nível de produção e contextualização que ele apresentará...

Tem alguma dúvida? Quer contribuir com a postagem? É só comentar, será bem vindo^^

Até!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário