Quando tratamos de música, pensamos no que ela nos transmite, ou seja, sentimentos e expressões diversas vindas do espírito humano. O que é interessante é a relação e a influência que a sociedade exerce no fazer musical. É bom saber que essa tal influência exercida não se deu de agora e sim há mais de 2000 anos atrás com as primeiras manifestações musicais !
Se observarmos os períodos da música e pensarmos um pouco acerca de cada época é notável o fato de que a música de cada período é o reflexo da sociedade em que ela foi criada, e o que isso exige?
exige que saibamos apreciar e respeitar as musicas de cada tempo porque à medida que a sociedade foi se transformando, a música paralelamente estava tendo suas grandes transformações. Não admito quando alguém fala que um determinado período é o melhor de todos no sentindo de menosprezar a qualidade dos outros, como já disse, a música sofreu suas transformações e quando digo isso não é só no fator composição mas também no instrumental.
No período Medieval por exemplo, o tipo de música era o Cantochão, um estilo com tessitura simples, escrita musical primitiva e os músicos da época dispunham de poucos instrumentos primitivos...aí a pessoa vir querer menosprezar esse período da música ao comparar com o Classicismo, Romantismo, que apresentavam escrita musical definida e evoluída, e instrumentos bem mais bem feitos e afinados é sacanagem! Enfim, todas essas transformações na música tem como pano de fundo uma sociedade movida por sede de mudanças, seja na moral, na tecnologia, na escrita...e acredite, isso tudo interfere no fazer musical!
Nenhum comentário:
Postar um comentário