domingo, 3 de março de 2013

Música e Mitologia: música dionisíaca e a música moral no mundo antigo

Em tempos anteriores, a história não só do mundo como a história da música começou a ser contada e explicada através da mitologia, representada por mitos existentes naquela época. Para se fazer uma reflexão da relação do caráter da música produzida antigamente com a música produzida depois desse período, a música moral, deve-se saber que a história da música vem sido tratada desde os tempos mitológicos.

A música nos tempos mitológicos era usada como de caráter milagroso, mas bem se sabe que não era ela que, de fato, realizava os milagres e sim era só um agente para a concretização do mesmo, ela também era muito usada em ritos iniciáticos, conhecidos no tempo de Dionísio, o deus do êxtase e do entusiasmo. 

A respeito de Dionísio, sabe-se que ele foi um resultado de uma união entre um deus e uma humana, Zeus e Perséfane respectivamente. Dionísio desde seu nascimento soube agradar  e encantar classes camponesas e até as elites do tempo apesar de se apresentar em suas diversas formas animais, enfim, Donísio conquistou várias sociedades  tendo seu lugar na Pólis, imperada pelo seu próprio pai, Zeus, e sendo finalmente reconhecido como um deus pois, até então, era só um semideus pelo fato de sua mãe ser uma humana como supracitei. ele chegou até a despertar o ódio da mulher de seu pai, Hera, que fez com que a mãe de Dionísio e ele morressem, mas ele voltou à vida.

Dionísio era um deus que com sua música dionisíaca  despertava desejos diversos de satisfação no povo, como a embriaguez, o erotismo e a manía, com sua música sensual e provocante levando o povo ao semidesfalecimento depois da criação que ele fez: o vinho.

A música no tempo antigo começou a despertar sentimentos diversos no povo expressado pela vontade da alma. A arte dionisíaca comparada aos tempos modernos é representado pelo carnaval, um exemplo de festa dionisíaca comemorado anualmente onde os sentimentos e manifestações espirituais poderia ( e ainda pode) ser adquirido, como o êxtase e o entusiasmo já conhecido nos tempos mitológicos, muito diferente da musica moral, desenvolvida e criada tempos depois nas sociedades imperiais.

Nos tempos imperiais a música veio sendo trabalhada com mais imposição, influenciando e convivendo na sociedade, é o que foi conhecido como como música moral. A música nesse tempo era usada para formar cidadãos, sendo usada desde aquelas chamadas militares até as músicas ouvidas e apreciadas naquele tempo. Platão defendia a ideia de que a música era uma forma eficaz de formar cidadãos fazendo uma comparação em relação à Atenas, pois segundo ele, quando a cidade de Atenas utilizava a música sua população era mais organizada e civilizada, mas quando a música foi deixada de lado Atenas teve a sua decadência. Um bom exemplo sociedade que aplicava a musica moral eram os imperadores chineses, o interessante é que cada império chinês tinha sua caraterística representadas por escalas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário