quarta-feira, 10 de abril de 2013

Filme: Orquestra dos Meninos (2008)


Oi pessoal, hoje trago mais uma sugestão de filme para vocês e por sinal é um filme que eu particularmente gostei muito por expor um pouco da música no nosso país. O filme se chama “Orquestra dos Meninos”, é um filme brasileiro baseado em fatos reais onde trata da história de uma conhecida orquestra de Recife. É dirigido por Paulo Thiago, e conta com ótimos atores como o Murilo Rosa, Priscila Fantin e Othon Bastos, foi lançado em 2008 e distribuído pela Paramount Pictures. Vou colocar a seguir o que diz na sinopse do filme:

Janeiro de 1995. Um jovem músico de 13 anos, integrante da Orquestra Sinfônica do Agreste da pequena cidade de São Caetano, a 150 km de Recife, é sequestrado. Os policiais acreditam que o responsável é o criador da orquestra, o maestro Mozart Vieira (Murilo Rosa). Com a acusação o trabalho realizado até então com a comunidade carente da cidade corre o risco de desaparecer.


Bom o que tenho a dizer à vocês é que o filme é muito, mas muito mais do que fala a sinopse supracitada. Esse filme começa com a história do maestro Mozart Vieira, neto de um maestro que falece enquanto está regendo a banda de música dele.
O filme mostra a luta que foi para Mozart  implantar o ensino de musica na escola, tendo como obstáculos os próprios professores que eram contra essa prática, daí acontece o sequestro do menino músico . Eu não vou falar muito senão estraga!
Mas o que tem de bom nesse filme é a realidade encontrada por muitos músicos pobres, como a falta de apoio dos pais, o fato de ter que trabalhar pra ajudar em casa, falta de estrutura para os estudos...mas os meninos da Orquestra Sinfônica do Agreste vencem essas dificuldades e dão uma verdadeira lição de força de vontade.

Algo que chama a atenção nesse filme é o repertório da Orquestra que é tocado.  J.S. Bach, Bethoven e Mozart são os principais compositores. Pessoal, é um filme muito bom de assistir e se emocionar eu recomendo à todos, assistam. Até!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário